.
"Com 37 anos de existência celebrados em Maio deste ano, o Agrupamento de Escuteiros de Vila Verde viveram o ano escutista de 2009/2010 de uma forma muito activa e intensa.
Apesar de o Escutismo estar a sofrer, de uma forma geral, mudanças muito profundas, quer a nível pedagógico quer em relação à falta de adultos, a direcção do Agrupamento 418 Vila Verde tem-se esforçado para que os seus elementos encontrem no escutismo uma nova família e uma forma de aprender um pouco mais, seguindo sempre os ideais do seu fundador, Baden Powell (B.P.).
O ano escutista que agora termina fica marcado por grandes actividades, sendo a mais marcante o Acampamento Regional (ACAREG) que se realizou de 4 a 8 de Agosto em S. Pedro de Rates, Póvoa de Varzim, e que reuniu cerca de 5.000 escuteiros de toda a região de Braga, além de Agrupamentos convidados de Aveiro, Açores, Porto, Vila Real e até da Noruega. Neste ACAREG, os escuteiros tiveram a oportunidade de recuar 600 anos e reviver a vida de S. Nuno de Santa Maria, realizando batalhas e sendo ordenados cavaleiros.
Apesar deste acampamento exigir uma grande preparação anterior, nomeadamente em termos de construções (mesas, cozinhas, pórticos, carrinhos de mão, bandeirolas, arcos e flechas), o resto do ano escutista não ficou esquecido. Em Fevereiro, todo o Agrupamento teve direito a um fim-de-semana radical na Diverlanhoso, Póvoa de Lanhoso, onde tiveram oportunidade de realizar actividades como slide, pontes, tiros, labirintos e caça ao tesouro, rodeados pela natureza.
Em Março, o Agrupamento participou na campanha nacional “Limpar Portugal”, incidindo os seus esforços na limpeza de ruas na freguesia de Vila Verde, contando com a ajuda de pais, antigos escuteiros e amigos.
Já em Abril, foi organizada uma actividade com vertente histórica/cultural nos Arcos de Valdevez, onde um “jogo de cidade” permitiu aos escuteiros conhecer melhor esta magnífica vila. No final, o acampamento realizou-se em Ponte de Lima, junto da quinta pedagógica e das Lagoas de Bertiandios.
No dia 29 de Maio realizaram-se as promessas, sendo este um momento muito esperado por todos aqueles que pretendem ingressar por completo no escutismo. Nesta eucaristia, animada pelo grupo Shalom, cantaram-se os parabéns ao Agrupamento, que festejou os seus 37 anos.
Em Junho, o Agrupamento levou a cabo as eleições internas para eleger o novo chefe de Agrupamento, sendo a nova direcção composta pelo Chefe Nuno Dias, pelo chefe Ângelo Santos e pela Caminheira Rita Rodrigues. Também neste mês o Agrupamento voltou a marcar presença nas festas de Santo António, contando com a tradicional barraquinha e participando na majestosa procissão do dia 13.
O mês de Julho, apesar de ser quase todo reservado à preparação do ACAREG, foi marcado por duas actividades. Os Pioneiros participaram no PioSummerSports, na Loureira, onde tiveram oportunidade de andar de bicicleta, de jangada e de realizar variados jogos. Depois foi a vez do Acampamento de Agrupamento (ACAGRUP), realizado em Sabariz. Foi um acampamento muito especial para todos os participantes, pois tiveram a oportunidade de verem as suas competências reconhecidas (competências de ciclista, artista, actor, desportista, andarilho, entre outras), recebendo para isso emblemas para colocar na camisa. O ACAGRUP permitiu não só reforçar a coesão e a amizade entre todos os escuteiros, mas também consolidar os conhecimentos sobre socorrismo, sinais de pista, nós e culinária, elementos a pôr em prática no ACAREG.
Depois de tantas actividades, era tempo de guardar energias para o ACAREG, que viria exigir muito esforço, resistência, autonomia e vontade de conviver com vários escuteiros.
Como já vem sido habitual, no final de cada ano escutista realiza-se um Acampamento de Verão para chefes, caminheiros e pioneiros em Vila Praia de Âncora, que permite descansar do ano escutista que termina e, ao mesmo tempo, recarregar baterias para o novo ano que se avizinha. É um acampamento reservado ao descanso, com direito a praia e rio.
Agora que o novo ano escutista se aproxima, os chefes responsáveis estão já a preparar o calendário de actividades, sendo que as habituais procissões ao Alívio e de Santo
António, a barraquinha e o cantar de reis não podem faltar, além de vários acampamentos, que são sempre as actividades mais esperadas por todos os escuteiros.
As reuniões irão sofrer algumas alterações: às Sextas-feiras (21h às 23h) as reuniões serão para todo o Agrupamento e aos Sábados (15h às 17h) serão por secções. Todas as actividades, avisos e notícias sobre o Agrupamento são regularmente actualizadas no blog http://agrup418.blogspot.com. O Agrupamento 418 de Vila Verde convida, assim, adultos e crianças a partir dos 6 anos a juntarem-se a esta família que é o escutismo, e a viverem segundo os ideais de B.P., procurando 'deixar o mundo um pouco melhor do que o encontrámos'."