22 de fevereiro de 2013

Dia de Baden - Powell

Dia de Baden-Powell

Hoje é um dia muito especial e importante para os Escuteiros de todo o mundo: é dia de B.P.!
.
E porque B.P. teve, e tem, um papel muito importante na educação de milhões de jovens por todo o mundo, nada melhor do que (re)lembrar a sua história:
.
.
Robert Stephenson Smyth Baden-Powell (B.P.) nasceu em Londres, a 22 de Fevereiro de 1857.
.
O seu pai faleceu quando B.P. tinha aproximadamente 3 anos, deixando a sua mãe com sete filhos. B.P. viveu uma bela vida ao ar livre com seus quatro irmãos, fazendo com eles muitas excursões e acampamentos em vários lugares de Inglaterra.
Além de uma carreira excelente no serviço militar (chegou a capitão aos vinte e seis anos), ganhou o troféu desportivo mais desejado de toda a Índia: o troféu de "sangrar o porco", caça ao javali selvagem, a cavalo, tendo como única arma uma lança curta.
.
Em 1887, B.P. participou da campanha contra os Zulus e, África. Foi nomeado Major em 1889, e em Abril de 1896 dirigiu uma expedição contra os matabele em Rodésia.
.
As promoções de B.P. na carreira militar eram quase automáticas, tal era a regularidade com que ocorriam até que, subitamente se tornou famoso.
.
Corria o ano de 1899 e B.P. tinha sido promovido a Coronel. Na África do Sul começava uma agitação e as relações entre a Inglaterra e o governo da República Transversal tinham chegado ao ponto do rompimento. B.P. recebeu ordens para organizar dois batalhões de carabineiros montados e marchar para Mafeking, uma cidade no coração da África do Sul. "Quem tem Mafeking tem as rédeas da África do Sul", era um dito corrente entre os nativos, que se verificou ser verdadeiro.
.
B.P., promovido agora ao posto de major-general, tornou-se um herói aos olhos dos seus compatriotas. Foi como um herói que em 1901 regressou a Inglaterra e descobriu, surpreso, que a sua popularidade pessoal dera popularidade ao livro que escrevera para militares: “Aids to Scouting" (Ajudas à Exploração Militar). O livro estava a ser usado nas escolas masculinas, e B.P. viu nisto um desafio; compreendeu que estava aí a oportunidade de ajudar a juventude.
.
Pôs-se então a trabalhar, aproveitando e adaptando a sua experiência na índia e em África entre os Zulus e outras tribos selvagens. Reuniu uma biblioteca especial e estudou nestes livros os métodos usados em todas as épocas para a educação e o treino dos rapazes. Cuidadosamente, B.P. foi desenvolvendo a ideia do escutismo. Queria estar certo de que a ideia podia ser posta em prática, e por isso, no verão de 1907 foi com um grupo de 20 rapazes separados por 4 patrulhas (Maçarico, Corvo, Lobo e Touro) para a Ilha de Brownsea, Inglaterra, para realizar o primeiro acampamento escutista que o mundo presenciou. O acampamento teve um completo êxito.
.
Nos primeiros meses de 1908, lançou em seis fascículos quinzenais o seu manual "Escutismo para Rapazes", sem sequer sonhar que este livro iria por em acção um movimento que afectaria a juventude do todo o mundo.
.
Mal tinha começado a aparecer nas livrarias e já surgiam patrulhas e tropas de escuteiros não apenas em Inglaterra, mas em muitos outros países. O movimento cresceu tanto que em 1910, B.P. compreendeu que o Escutismo seria a obra a que dedicaria a sua vida. Teve a visão e a fé de reconhecer que podia fazer mais pelo seu país ensinando a nova geração para a boa cidadania do que preparando meia-dúzia de homens para uma possível futura guerra.
.
Pediu então a demissão do Exército onde havia chegado a tenente-general e ingressou na sua "segunda vida". Em 1912, fez uma viagem à volta do mundo para contactar com escuteiros de outros países. Foi este o primeiro passo para fazer do Escutismo uma fraternidade mundial.
.
Em 1920, escutieors de todas as partes do mundo reuniram-se em Londres para a primeira concentração internacional: o Primeiro Jamboree Mundial. Na última noite deste Jamboree, a 6 de Agosto, B.P. foi proclamado "Chefe-Mundial" sob os aplausos da multidão de rapazes.
.
Quando suas forças começaram a diminuir, depois de completar 80 anos de idade, regressou à sua amada África com a sua esposa, Lady Olave Baden-Powell, que fora uma entusiástica colaboradora em todos os seus esforços, e que era a Chefe-Mundial das "Girl Guides" (Guias), movimento também iniciado por Baden-Powell.
.
Fixaram residência no Quénia, num lugar tranquilo e com uma vista maravilhosa: florestas com quilómetros de extensão, tendo como fundo montanhas cobertas de neve. Foi lá que B.P. morreu, a 8 de Janeiro de 1941, faltando um pouco mais de um mês para completar 84 anos de idade.
.
Aqui, e antes de falecer, B.P. escreveu a sua última mensagem aos escuteiros de todo o mundo:
.

Caros escuteiros:
Se já vistes a peça Peter Pan, haveis de recordar-vos de como o chefe dos piratas estava sempre a fazer o seu discurso de despedida, porque receava que, quando lhe chegasse a hora de morrer, talvez não tivesse tempo para o fazer. Acontece-me coisa muito parecida e por isso, embora não esteja precisamente a morrer, morrerei qualquer dia e quero mandar-vos uma palavra de despedida.
Lembrai-vos de que é a última palavra que vos dirijo, por isso meditai-a.
Passei uma vida felicíssima e desejo que cada um de vós seja igualmente feliz.
Creio que Deus nos colocou neste mundo encantador para sermos felizes e apreciarmos a vida. A felicidade não vem da riqueza, nem simplesmente do êxito de uma carreira, nem dos prazeres. Um passo para a felicidade é serdes saudáveis e fortes enquanto sois rapazes, para poderdes ser úteis e gozar a vida quando fordes homens.
O estudo da natureza mostrar-vos-á as coisas belas e maravilhosas de que Deus encheu o mundo para vosso deleite. Contentai-vos com o que tendes e tirai dele o maior proveito que puderdes. Vede sempre o lado melhor das coisas e não o pior.
Mas o melhor meio para alcançar a felicidade é contribuir para a felicidade dos outros. Procurai deixar o mundo um pouco melhor de que o encontrastes e quando vos chegar a vez de morrer, podeis morrer felizes sentindo que ao menos não desperdiçastes o tempo e fizestes todo o possível por praticar o bem.
Estai preparados desta maneira para viver e morrer felizes - apegai-vos sempre à vossa promessa escutista - mesmo depois de já não serdes rapazes e Deus vos ajude a proceder assim.
O Vosso Amigo”
Texto adaptado de: http://pt.wikipedia.org

Sem comentários:

Enviar um comentário