17 de junho de 2011

Ser Guia

O guia deve ser:
  • O melhor escuteiro da patrulha/equipa;
  • O irmão mais velho dos teus Escutas;
  • O seu Treinador.

Não servirá ao Guia ser portador de lindas insígnias, ser bom em técnica, se não viver como Escuteiro, isto é, se não fizer uso de tudo o que aprendeu e não procurar que os outros tenham também a sorte de o aproveitarem.

Torna-se pois necessário que a vida do Guia seja toda cheia disso a que nós chamamos "Espírito Escutista".

Por exemplo, de nada servirá ao Guia possuir a competência de Campista, se deixar caído o seu machado em qualquer canto, de qualquer modo e à chuva, para que se enferruje.

O Guia de patrulha/equipa deve ter cuidado com o seu corpo e que o robusteça o mais possível. O Guia deve procurar desenvolver as suas forças corporais ao mesmo tempo que a sua capacidade intelectual.

O Guia de patrulha/equipa deve saber bem o que significa o 2º Artigo da Lei do Escuta, "Ser Leal" ou o 3º Artigo, "Ser útil e praticar diariamente uma boa acção". É importante que o Guia desempenhe o seu cargo como um Homem hábil no seu ofício e digno dessa tamanha responsabilidade.

Se o Guia rir, a sua Patrulha também o fará, se o Guia ficar aborrecido, toda a sua Patrulha também o ficará. Entre as qualidades que deve possuir um Guia existem três que são de destacar: Sinceridade, Firmeza, Sacrifício.

Portanto o Guia deve entregar-se aos seus irmãos escutas, dar-lhes o seu corpo e a sua alma, deve dar-se sem medida, deve sacrificar-se ao Senhor, sem esperar nunca qualquer tipo de recompensa.

Treinando os seus escuteiros, entusiasmando-os, amando-os e assim eles seguirão o seu guia até ao final, evitando o aborrecimento nas actividades de patrulha/equipa, procurando criar cada vez mais qualquer coisa de novo, sem parar, vivendo sempre com o ideal de seguir sempre em frente até ao mais longe possível.

O Guia não é apenas aquele que se diverte com os seus elementos, mas sim aquele a quem compete fundamentalmente velar pela formação moral, intelectual, física, técnica e religiosa dos seus elementos, é responsável pelos que abandonaram o escutismo, é responsável por aqueles que nunca sentiram o escutismo.

.

Sempre Alerta!

..

Preguiça Inquieta
.

Sem comentários:

Enviar um comentário