29 de agosto de 2011

Caminheiros: Drave - Agosto 2011

No dia 26 de Agosto de 2011 a Tribo Gil Eanes, representada pela Guia Daniela, pelo Sub-Guia Eduardo e pela Caminheira Inês, acompanhada pelo seu Chefe de Unidade Nuno Dias e pelas CIL's Rita e Andreia, saiu de Vila Verde em direcção à aldeia de Regoufe, Concelho de Arouca.
Chegados por volta das 19h, iniciámos o percurso e pernoitámos numa colina onde pudemos ver o pôr do sol e apreciar a magnífica paisagem que nos rodeava.

Com o nascer do sol, reiniciámos o percurso em direcção à aldeia de Drave, a Base Nacional da IV Secção. Chegámos à aldeia por volta das 8h, onde fomos recebidos pelo Caminheiro Filipe, membro do Staff permanente, que nos mostrou os locais mais emblemáticos e característicos da aldeia, além de nos indicar qual o serviço que iríamos realizar após o almoço.

Durante a montagem das tendas, cada um de nós tinha uma deficiência (surdo, mudo, cego, maneta), tendo de superar várias dificuldades durante a montagem das tendas. Isto fez parte de um dos objectivos da área Afectiva do progresso individual dos caminheiros, o A6.
No final do almoço, realizámos o nosso serviço com a ajuda e orientação do Caminheiro Ernest, membro do staff permanente. As nossas tarefas passavam por desfazer duas fogueiras que tinham sido feitas em local desaconselhado para a prática do fogo, e retirar o entulho do ribeiro.
No final do serviço, fomos refrescar-nos para a lagoa.

Também durante a preparação do jantar, a Tribo teve de cumprir mais um objectivo, desta vez da área Social, o S5. Aqui, cada elemento tinha de trocar de personalidade com outra pessoa do grupo, de modo a sermos mais tolerantes com os vários comportamentos.
No final do jantar, fomos para o anfiteatro, um local mais calmo onde pudemos realizar mais um dos objectivos, desta vez relacionada com a Espiritualidade, o E6. Aqui, cada elemento teve de apresentar as principais características de algumas das principais religiões do mundo, entre elas o Budismo, o Islamismo, o Cristianismo e o Hinduísmo.

Com o cair da noite, na tenda, símbolo dos caminheiros, realizamos dois debates sobre a 'Perda de Valores' e a 'Dependência das novas tecnologias'. Estes debates foram de encontro ao objectivo I5.
No Domingo aproveitamos a frescura da manhã para desmontar as tendas, despedirmo-nos dos membros do staff e seguir caminho em direcção a Regoufe.


Chegados a Vila Verde, ficou a vontade de voltar à "aldeia mágica"!
A Tribo Gil Eanes

9 de agosto de 2011

Caminheiros: Taizé 2011

Depois de vários meses de contactos com os representantes da IV Secção da Região de Santarém e de muita ansiedade, chegou o tão esperado dia 30 de Julho de 2011. Com encontro marcado no Porto às 8h30 com os elementos do Agrupamento 1250 Adães, de Barcelos, lá partimos em direcção a Taizé, em França.
.
Após uma viagem de 24 horas de autocarro chegámos ao nosso destino, onde fomos acolhidos por outros portugueses que estavam de saída. Fomos também divididos pelos diversos trabalhados comunitários, entre eles: lavar panelas, mudar o papel higiénico das casas de banho e distribuir os livros dos cânticos na Igreja. Durante toda a semana, tínhamos encontros de reflexão bíblica com alguns irmãos da comunidade, que depois de estendiam aos pequenos grupos com pessoas de vários países, entre eles alemães, suecos, polacos, croatas, checos, italianos, ingleses, belgas, entre outros. .

Para melhor ser percebida esta semana diferente e fantástica vivida por 5.000 pessoas de todo o mundo, aqui ficam algumas fotos:
.
Vemo-nos em Berlin, no Encontro Europeu de Jovens de Taizé! :)

.
Preguiça Inquieta
.