29 de agosto de 2011

Caminheiros: Drave - Agosto 2011

No dia 26 de Agosto de 2011 a Tribo Gil Eanes, representada pela Guia Daniela, pelo Sub-Guia Eduardo e pela Caminheira Inês, acompanhada pelo seu Chefe de Unidade Nuno Dias e pelas CIL's Rita e Andreia, saiu de Vila Verde em direcção à aldeia de Regoufe, Concelho de Arouca.
Chegados por volta das 19h, iniciámos o percurso e pernoitámos numa colina onde pudemos ver o pôr do sol e apreciar a magnífica paisagem que nos rodeava.

Com o nascer do sol, reiniciámos o percurso em direcção à aldeia de Drave, a Base Nacional da IV Secção. Chegámos à aldeia por volta das 8h, onde fomos recebidos pelo Caminheiro Filipe, membro do Staff permanente, que nos mostrou os locais mais emblemáticos e característicos da aldeia, além de nos indicar qual o serviço que iríamos realizar após o almoço.

Durante a montagem das tendas, cada um de nós tinha uma deficiência (surdo, mudo, cego, maneta), tendo de superar várias dificuldades durante a montagem das tendas. Isto fez parte de um dos objectivos da área Afectiva do progresso individual dos caminheiros, o A6.
No final do almoço, realizámos o nosso serviço com a ajuda e orientação do Caminheiro Ernest, membro do staff permanente. As nossas tarefas passavam por desfazer duas fogueiras que tinham sido feitas em local desaconselhado para a prática do fogo, e retirar o entulho do ribeiro.
No final do serviço, fomos refrescar-nos para a lagoa.

Também durante a preparação do jantar, a Tribo teve de cumprir mais um objectivo, desta vez da área Social, o S5. Aqui, cada elemento tinha de trocar de personalidade com outra pessoa do grupo, de modo a sermos mais tolerantes com os vários comportamentos.
No final do jantar, fomos para o anfiteatro, um local mais calmo onde pudemos realizar mais um dos objectivos, desta vez relacionada com a Espiritualidade, o E6. Aqui, cada elemento teve de apresentar as principais características de algumas das principais religiões do mundo, entre elas o Budismo, o Islamismo, o Cristianismo e o Hinduísmo.

Com o cair da noite, na tenda, símbolo dos caminheiros, realizamos dois debates sobre a 'Perda de Valores' e a 'Dependência das novas tecnologias'. Estes debates foram de encontro ao objectivo I5.
No Domingo aproveitamos a frescura da manhã para desmontar as tendas, despedirmo-nos dos membros do staff e seguir caminho em direcção a Regoufe.


Chegados a Vila Verde, ficou a vontade de voltar à "aldeia mágica"!
A Tribo Gil Eanes

Sem comentários:

Enviar um comentário