No dia 18 de Setembro de 2011 a tribo Gil Eanes, acompanhados pelo seu chefe de unidade Nuno Dias, teve a sua primeira actividade deste ano escutista, um percurso de bicicleta de Vila Verde até Coucieiro, denominada “Caminho”.
Depois da tradicional procissão ao Santuário do Alívio e já de barriga cheia, começaram a pedalar às 15h, na igreja de Vila Verde, usando o mapa e o escalímetro. Aqui tirou-se a 1ª coordenada, sendo esta situada no pelourinho de Vila Verde, onde tinham um dos objectivos da área Social do progresso individual dos caminheiros, S6 - “Varinhas que não partem”, onde se pretendia unir ainda mais o grupo.
Tirando-se a 2ª coordenada, na Rua de Painçais (Sabariz), tiveram que cumprir mais um objectivo, desta vez da área do Carácter, C4. Aqui cada elemento tinha que definir as suas prioridades pessoais, só podendo escolher 5 sonhos para transportar na sua mochila para uma longa viagem, tendo que os abandonar um a um por diversos motivos.
A 3ª coordenada levou-os para Lanhas, onde tiveram como dinâmica “Juventude e Comunicação”, que consistia em desenharem um homem e uma mulher e à frente dos:
- Olhos: escreverem as coisas que mais os impressionaram neles;
- Boca: 3 expressões (palavras ou atitudes) do qual se arrependeram;
- Coração: 3 grandes amores;
- Cabeça: 3 ideias que não se queriam desfazer;
- Mãos: acções inesquecíveis que realizaram;
- Pés: as piores enroscadas em que se meteram.
Aqui mais um dos objectivos foi cumprido, desta vez relacionado com a área Afectiva, A4.
Quando chegaram a Coucieiro tiveram que, em 25 palavras, seleccionar 5 que contribuíam para o seu bem-estar e pôr por ordem decrescente 10 palavras essenciais para o albergue. Este objectivo foi ao encontro da área Intelectual, I2.
Depois de recuperarem as energias, seguiram até à 5ª coordenada, referente à área Espiritual, que ficava na Igreja de Vila Verde, em que o objectivo era lançar boas sementes aos amigos, em que se leu o evangelho de S. Mateus, capítulo 13 versículos 1 a 9, e semeou-se num copo de iogurte (símbolo de um coração) de uma pessoa que gostavam de ajudar. Neste último ponto terminaram a actividade com a área do Físico, F1, com o “jogo do paralítico”.
Formiga Venenosa
uma actividade de união, partilha e muita socialização pelo caminho!!
ResponderEliminarvoltaremos a repetir!
gostei
Daniela