Depois de alguns meses de actividades de preparação, chegou o tão esperado acantonamento que daria por finalizada a Aventura de Inverno da Expedição do nosso Agrupamento.
Com o Infante D. Henrique como herói e as suas aventuras e descobertas como imaginário, durante os cerca de três meses que antecederam esta aventura, a Expedição teve como principal objectivo a pesquisa e conhecimento das espécies marítimas em vias de extinção, dando ideias para a sua conservação.
No acantonamento que teve lugar em Ponte de Lima nos dias 21 e 22 de Janeiro de 2012, a Expedição esteve em permanente contacto com a natureza e os animais que têm como habitat as Lagoas de Bertiandos e a Quinta Pedagógica de Pentieiros.
No Sábado os Exploradores fizeram um dos percursos existentes nas Lagoas, o Percurso da Veiga, com cerca de 7,5 km, acompanhando de perto o rio Estorãos.
No final do percurso foi tempo de visitar o Centro de Interpretação Ambiental, local onde puderam ver animais embalsamados, fazer alguns jogos e comprar algumas lembranças.
Mal começou a anoitecer, e antes do jantar, realizámos o jogo nocturno "assalto ao farol". No final preparámos o jantar e já de barriga cheia fizemos o habitual fogo de conselho (claro que adaptado ao local).
No dia seguinte, depois de tomado o pequeno-almoço, visitamos a Quinta Pedagógica de Pentieiros, onde pudemos ver os vários animais, tais como vacas, cavalos, gansos, cabras, ovelhas, cisnes, pavões, galinhas; plantas aromáticas, hortas, centros de compostagem, entre muitas outras coisas.
No final do almoço, e já com tudo arrumado, regressámos a Vila Verde, com a certeza de termos adquirido novos conhecimentos ;)
Aqui ficam algumas fotos:
Missão cumprida!
Preguiça Inquieta
Sem comentários:
Enviar um comentário